Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Palavra ministrada 1º Pedro

A Palavra de Deus 




Ministrada por Xico


Introdução
O Pedro que escreveu essa carta não é  o mesmo Pedro do começo, cheio de fraquezas, impulsos e questionador. Mas era o Pedro, a qual Jesus havia profetizado em João 1:42 que disse que ele se converteria numa rocha. O homem que havia disciplinado através de sofrimento e provas, teria sido fortalecido com batismo do Espirito Santo do Senhor. Pedro envia esta carta as pessoas da Ásia menor tanto para os crentes, quanto os incrédulos, com o intuito de anima-los, instrui-los e de admoesta-los, especialmente as igrejas fundadas por Paulo. Na carta Pedro obedece duas ordens dadas por Jesus: Animar e fortalecer aos irmãos Lucas 21:32 e alimentar o rebanho de Deus Jo21:15-17.

Capitulo 1

  Pedro começa dizendo que recebemos uma nova esperança através da ressurreição de Cristo e que as bençãos e recompensas que Deus tem estão guardadas no céu, onde não podem ser tragadas, nem destruídas e nem perdem o seu valor ( como acontecem com as coisas desse mundo).
  E que essas bençãos são exclusivas para nós por meio da fé e que elas só serão reveladas no grande dia do Senhor.Também alerta que, por mais que eles possam estar passando provações no momentos, são provações necessárias, na qual nossa fé  diante do Senhor é testada para que possamos continuar firmes.
  Pedro ainda exalta que a fé que temos é muito mais valiosa que o ouro, que passa pelo fogo para ser refinado. Por que nós o amamos e cremos nele (Senhor ) mesmo sem termos visto. E a alegria que sentimos, é resultado da fé que possuímos.
  Pedro nos diz  como agir precisamos está sempre alerta, ser obediente á Deus e não mais ser dominados por nossas antigas paixões que tínhamos antes de conhecer a verdade do evangelho.
  Pois o preço que foi pago por nossas vidas foi um preço muito caro. Não foi algo que perde como o ouro e a prata, mais foi preço de sangue, pois Cristo não tinha nenhuma mancha sequer, era um cordeiro puro e imaculado, foi escolhido por Deus antes mesmo da criação do mundo.

 Capitulo 2
 Pedro no diz para abandonar tudo aquilo que não vem de Deus. E que nosso desejo de uma vida espiritual pura, nosso desejo pela palavra de Deus deve ser o meso desejo ardente, que uma criança recém nascida tem pelo leite de sua mãe. Porque se nos tivermos esse desejo, com certeza vamos ser salvos.
  Também diz que Cristo deve ser a pedra principal em nossas vidas, no qual Ele mesmo foi escolhido por Deus, apesar de nem todos reconhecerem dessa forma e acabam essa" PEDRA VIVA" em pedra de "tropeço" . A diferença de ser pedra de tropeço ou não, está em nós, não em Cristo. Está em nós que ouvimos essa mensagem, mais muitas vezes  rejeitamos Jesus como nosso Salvador, assim como a nação de muito tempo atrás rejeitou. Mas nem mesmo toda uma nação rejeitando Jesus como Cristo fez com que Deus anulasse sua escolha por Ele. E Pedro observa isso no versículo "4". Porque Deus escolheu a Jesus para ser alicerce em nossas vidas.  Pedro também nos descreve como "Pedras vivas" e que todos nós em toda parte, constituímos uma casa espirítual, que é a Igreja.
 Pedro mais uma vez, ainda nos fala no capitulo 2 sobre nossa conduta, nos manda abandonar nossas paixões carnais e que temos que ter uma conduta exemplar diante dos incrédulos. E Pedro oferece 3 razões para essas exortação
   1º  Que nós Cristãos, somos estrangeiros  aqui, e estamos no mundo mas não pertencemos á ele.
   2º  Nossas paixões carnais fazem guerra contra o nosso espirito
   3º  E que os incrédulos possam ser influenciados favoravelmente por nossa conduta e atitudes.
Ainda sobre nossas condutas, devemos ser submissos as nossas autoridades aqui da terra, ainda que venhamos o sofrer por causa disso. Devemos ser submisso não só aos bom também aos maus.
Porque Deus se alegra quando suportamos pacientemente tais sofrimentos? Por amor de nossa consciência para com Ele. E a ainda compara com o sofrimento que ele passou por nós mesmo sendo maltratado e sendo visto como bandido, anida que não tivesse cometido nenhum pecado. Jesus se submeteu a tal sofrimento, sem que  em nenhum momento ameaçou ou retribuiu com ofensas os que haviam te perseguido.
 
 Capitulo 3 
      Pedro vem nos falar à respeito da conduta das esposas, maridos e também de todos para fazer o bem. As pessoas devem ser puras e adorna-se somente de virtudes espirituais, a beleza deve estar no coração pois assim não perde e é  de muito valor para Deus. Aos maridos, devemos reconhecer que a mulher é o sexo mais frágil e assim devemos ter respeito para com elas. Agindo assim os dois, nada atrapalha as orações de ambos. A respeito de todos nós, devemos ser amorosos compassivos, atentos uns aos outros, humildes e perdoares. Devemos denominar a nossa língua á respeito do que falamos, fazer sempre o bem e viver em paz. A respeito do sofrimento, Pedro ainda nos relata que o sofrimento por causa da justiça é motivo de gozo e não de temor. No versículos 17 e 18 exemplifica mais  uma vez o sofrimento de Cristo e que depois do sofrimento  foi exaltado. E assim também será conosco se perseverarmos até o fim.

Capitulo 4 
Pedro fala do sofrimento do corpo. Devemos sacrificar a nós mesmos, à carne e consagra-se a Deus. Por que aquele que sofre no  corpo, deixa de ser dominado pelo pecado. Ainda nos diz para viver uma vida reta, de acordo com a vontade de Deus e não deixar, mais uma vez ser dominado por paixões humanas (sendo algo que Pedro menciona por varias vezes) . Nos fala também para administrarmos os dons que recebemos de Deus  que usemos para o bem dos outros e para honrar e glória de Deus. Pedro também nos alerta para se alegrarem com o sofrimento que estão passando e não se assustar comas provações, mas sim, suportar tudo com gozo e nos lembra mais uma vez, que nossa recompensa será revelada no grande dia do Senhor.
 
 Capitulo 5 
    Pedro aconselha o povo a cuidar bem do rebanho, fazendo tudo de boa vontade como Deus quer e não de má vontade. Estarmos  sempre alertas ao diabo. Ele cita o diabo como um leão faminto, doido para devorá, mas diz para que venhamos permanecer firmes na fé.

No geral Pedro nos deixa Cristo como:


  • A fonte de nossa esperança;
  • o cordeiro que foi sacrificado por nós;
  • A principal "Pedra" de nossas vidas; 
  • Um exemplo perfeito para ser seguido; 
  • Lavou nossos pecados.
E que sempre sofreu injustamente, mas nunca esqueceu que seria exaltado, e que a glória a sr revelada a nós, não está aqui, mas sim no Grande Dia do Senhor.


Conclusão 
Temos que ter a consciência que as provações e sofrimentos  que passamos e aqui é justamente para testar a nossa fé. Mas se perseveramos até o fim, estaremos com Cristo no Paraíso, onde não existe dor, perseguição, sofrimento, choro, só haverá alegria e louvor a o nosso Deus.

Ministrada por Francisco de Assis (Xico) 
Componente do ministério de teatro Dókimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário